Imagem de entrada
A arte da sustentabilidade




Os avanços da indústria e da tecnologia trouxeram notável progresso e desenvolvimento à vida moderna, enquanto que o uso desmedido dos recursos naturais causou grande desgaste ao meio ambiente.



Para equilibrar essa balança surgiu um forte apelo à sustentabilidade. Processos, produtos e atividades passam por constantes avaliações, assim como o comportamento do mercado e do consumidor.



Enquanto pessoas e empresas concentravam grandes esforços para mudar hábitos e culturas, foi justamente a partir da preocupação com a natureza que um escultor autodidata fez surgir sua arte.




O despertar para as artes plásticas


A partir de suas criações, o gaúcho, natural de Cerro Grande do Sul, instiga as pessoas a refletirem sobre os valores e as buscas do homem contemporâneo, relacionando-os ao consumo e aos resíduos gerados ao meio ambiente. Além do ferro e do aço inox, Osnaldo também utiliza como matéria-prima borracha, resina acrílica, fibra de vidro e cimento.


Osnaldo



Seu trabalho chama a atenção de pessoas de diferentes partes do mundo. Tanto que, uma de suas obras, intitulada Capitalismo, foi selecionada para uma mostra de arte brasileira na Galeria Adamastor, em Lagoa de Óbidos, Portugal, no ano de 2008.


Outro exemplo é a escultura Bailarino, feita de pneus, que foi adquirida pelo curador e galerista americano Mark Tye, proprietário da Aspen Gallery, que fica em Colorado, EUA. A obra está exposta na recepção do Lombardy Hotel, que fica na 50th Avenue em Nova Iorque.


Trem



Buscando ainda mais inspiração, o artista mudou-se para Garopaba, elegendo o cenário de uma das mais charmosas praias de Santa Catarina para desenvolver sua atividade profissional.
Foto 1 Foto 2 Foto 3 Foto 4

Família e trajetória

Muitas vezes conduzido pelos materiais que encontra em seu caminho, Osnaldo tem focado seu trabalho nas esculturas monumentais e também naquelas feitas sob encomenda. Recentemente, a convite do escritório de arquitetura e decoração Casulo Design, com sede em Igrejinha e Gramado (RS), ele criou uma escultura para compor um espaço montado na Casa Cor RS 2016. O ambiente das arquitetas, um lobby de hotel, foi inspirado no tema do filme O grande Gatsby e a criação do escultor foi um cavalo com jogador de polo.



Passado o evento, o ambiente integra agora e até julho de 2017, uma mostra no Hotel Laghetto Viverino, onde a escultura poderá ser observada por clientes e hóspedes do hotel.
Hotel


Já para uma pousada situada na Ferrugem (SC), Osnaldo está trabalhando na criação de duas caudas de baleia, em fibra de vidro e com 3 metros de altura. A encomenda segue uma proposta do Sebrae nos municípios de Garopaba, Imbituba e Laguna, que devem formar a Rota da Baleia. Trata-se de um plano de marketing para incentivar o turismo de observação das baleias, realizado com assessoria do Sebrae na região.